Ap L&M

  • local: Bigorrilho - Curitiba
  • projeto: 2021
  • área de atuação: 155m²

Projeto de arquitetura de interiores de reforma do AP L&M, cujo escopo contemplou os seguintes ambientes: hall de entrada; salas de estar e jantar; lavabo e boudoir; suíte do casal; hóspedes|home office; churrasqueira e o terraço descoberto; e cujas diretrizes principais foram a estética dos lofts nova-iorquinos (tirando partido das salas com pé-direito duplo); o uso de plantas naturais (bem explorado no ático e no terraço descoberto); e de objetos escultóricos.

Este apartamento, um duplex no bairro Bigorrilho, de ambientes generosos, fluídos e integrados, com pé-direito duplo e muita iluminação natural, já tinha bastante charme quando os clientes o compraram, mas estava faltando mobiliá-lo e decorá-lo de acordo com o seu programa de necessidades e dentro das suas aspirações estéticas. E assim, cada ambiente foi projetado, tirando partido de todas as potencialidades do imóvel, e garantindo identidade, autenticidade e muita conexão com seus novos moradores.

No hall de entrada, a ideia era deixá-lo bem funcional, com mobiliário para chaves, casacos, mochilas, sapatos..., porém convidativo; com uma personalidade que já conversasse com os ambientes contíguos. Assim, tiramos partido da parede curva do lavabo e do boudoir, e exploramos esta sinuosidade na marcenaria que se estende até a sala de jantar.

Este móvel de apoio, que funciona como aparador, junto à entrada, e como buffet, junto à sala de jantar, se permeia sob a escada de concreto vazada, na qual adicionamos barras metálicas para funcionar como guarda-corpo, conferindo a segurança desejada, sem tirar a leveza do elemento.

Tirando partido do pé-direito duplo, criamos uma grande estante, que emoldura as janelas, com espaços para livros, objetos de decoração, e também uma adega, desenvolvida sob medida para este projeto.

Ainda explorando o pé-direito duplo, trabalhamos com várias luminárias pendentes, em posições e alturas aleatórias, que, além da função luminotécnica, criaram uma composição escultórica.
Outro ponto de destaque é a lareira, que recebeu o revestimento de tijolos cerâmicos, numa pegada bem loft nova-iorquino.

Já no lavabo e no boudoir, exploramos sua geometria e tirarmos partido dos revestimentos e da iluminação. O toque pessoal veio com as fotos dos clientes que agregou ainda mais autenticidade ao projeto.

Subindo as escadas, chegamos no segundo pavimento, que abriga os quartos, e, subindo mais um lance, chegamos ao ático, num espaço multiuso, ora com a função de churrasqueira, para receber os amigos, num almoço, numa festa, ora com a função de espaço de ginástica, para se exercitar.

 

Fotos: Guilherme Pupo